domingo, 21 de fevereiro de 2010

E um pouco mais do Carnaval baiano

Benefícios da corrida

Agora a pouco me deu uma vontade de correr. Não tenho o conhecimento fisiológico dos benefícios de correr, mas sei de muitos que mudaram minha vida para melhor. Comecei a correr fazem 6 anos. Foi amor à primeira vista. Sou hiper ansioso, e a corrida diminuiu minha ansiedade e transformou meu corpo. No passado eu apenas corria atrás da bola, mas não tinha um exercício físico que fosse um momento só meu. No início comecei correndo na esteira, mas logo vi que meu negócio era a rua. Lembro até hoje dos meus primeiros 5km. Sensação de liberdade e mente totalmente calma. Depois vieram os 10km, foi uma luta. Muito treino. Mantenho até hoje a rotina praticamente diária sempre que o clima permite. Atualmente estou treinando para voltar a correr os 10 km. Foi num dos momentos mais difíceis da minha vida que descobri essa parte aeróbica. Passavam os minutos e eu pensava na vida, mas não tinha como escapar de pensar em vencer o trajeto. Pensar em correr para mim é pensar em vencer. Correr é preciso. Correr é ter um momento só seu, ou com pessoas com objetivos semelhantes em relação à saúde. É formar amizades saudáveis. Mente e corpo agradecem.

A crônica do meu celular crônico

Não é segredo para muitos que tenho o costume de esquecer o celular. Também não é segredo para alguns que eu odeio celulares. Vez por outra esqueço ou simplesmente deixo esse implicante inquisidor de posição global. Sou adorador de tecnologia, mas essa com certeza foi a evolução que menos curti nos últimos tempos. Dia desses pensei em comprar um iPhone ou algo similar para ver se crio gosto pela coisa. Mas seria apenas algo sem valor por muitos valores$$$$. O mais incrível é que gosto de comunicação, só não curto carregar esse tareco. De facilitador de comunicação ao ponto de ser objeto de desejo humano. Gostava quando ele facilitava a comunicação. Hoje penso o contrário. Atrapalha mais do que ajuda. Afinal, o que mais se fala é SMS, torpedo, mensagem. Sabe aqueles chatos nos cinemas? Aquela mala que fala alto em público, ou que tem os toques mp3 dos clássicos funks cariocas. Mas saindo do operador e focando no diabo. Vai chegar o dia em que muitos vão preferir serem operados pela maligna máquina movida a lítio, um ativo anti psicótico. Mas o índices de violência não estagnaram, ou nem mesmo diminuem, e todoa a população tem celular. O celular gerou uma onda de consumo que até mesmo crianças o possuem. Talvez a minha falta de simpatia pelo dito cujo seja pela minha fase adulta. Existe uma propaganda da que mostra a utilidade do celular na proteção ambiental, não lembro a operadora, ora bolas eu nem lembro do meu celular. Sim o celular está substituindo consciência.

A clorofila e seus benefícios. fonte portal das curiosidades

A clorofila é o pigmento verde das plantas que, através da fotossíntese, permite transformar a energia solar em alimento. Uma substância há muito responsável pela nutrição dos vegetais, mas que só no século XX se assumiu como suplemento essencial na alimentação humana, depois do químico alemão Richard Willstatter ter descoberto a semelança entre a molécula de clorofila e a hemoglobina do sangue. Um néctar 100% natural, não tóxico e altamente nutritivo, que pose ser consumido em todas as idades, seja diluído em água, em leite ou misturado com sumos de frutas.

Fonte nutritiva. Com mais de 100 nutrientes, a clorofila é considerada, por muitos, o alimento do futuro. Tem alto teor de oxigénio e contém todos os minerais conhecidos, além de diversas vitaminas, proteínas, 18 tipos diferentes de aminoácidos, antioxidantes e sete enzimas importantes. O chamado "sangue verde" é composto por vitamina A (betacaroteno) - fortalece os ossos, a visão, o crescimento e a reprodução -, vitamina B - combate o stress, ajuda o sistema digestivo e favorece o sistema nervoso-, vitamina C - melhora a saude dos dentes, pele, musculos e articulações -, vitamina E - é antioxidante, protege o coração e previne a degeneração muscular - e vitamina B-17 - previne certos tipos de cancro.
A clorofila possui ainda uma boa quantidade de ferro, zinco, magnésio, potássio e cálcio, minerais que neutralizam a acidez na corrente sanguínea e protegem o sistema imunológico. No que respeita aos sais minerais, esta substância exclusiva dos vegetais é abudante em selénio (poderoso antioxidante), potássio (tonifica os musculos e enrijece a pele), magnésio (fortalece nervos e musculos), ferro (formador de hemoglobina) e sódio (necessário à digestão). Entre as proteínas contam-se a lisina (anti-envelhecimento), a valina (activa o cérebro), a treonina (estimula a digestão), a tirosina (actua na formação de cabelos e unhas) e o glinício (oxigena o sangue). Ou seja, uma verdadeira fonte de energia, rica em elementos essenciais à renovaçã celular e ao equilíbrio orgânico.
Benefício verde. O sangue das plantas regula quase todos os sistemas do corpo humano, garantindo assim uma vida mais saudável. Graças à semelhança estrutural com a hemoglobina do sangue, a clorofila é rapidamente absorvida, fazendo com que as substâncias químicas dos alimentos não cheguem ao instestino, limpando o organismo dos radicais livres e protegendo-o contra doenças. Uma acção desintoxicante e depurativa que reforça o sistema imunológico, neutralizando toxinas e aumentando o número de anticorpos. Ao mesmo tempo fortalece o sistema circulatório e o musculo cardíaco e revitaliza o sistema vascular, regulando a pressão, assumindo-se como um poderoso tónico revigorante e rejuvenescedor.
Diversas provas clínicas revelam que a introdução da clorofila na alimentação melhora a absorção de oxigénio e ferro, nutrindo e purificando o sangue, e estimula a formação de glóbulos vermelhos, prevenindo a anemia. Uma vantagem, sobretudo para idosos, convalescentes, gestantes, lactantes e crianças - a partir de um ano de idade. O consumo de clorofila é ainda benéfico no tratamento da arteriosclerose, tensão alta e artrite, pela sua capacidade de remover a matéria estranha das paredes das artérias.

Outras indicações. A clorofila tem ainda o dom de manter equilibradas as taxas de glicose e colesterol, combater a diabetes e aliviar hemorróidas, além de melhorar a função intestinal e regular a produção hormonal. Outra característica é a capacidade de desodorizar o corpo, reduzindo o mau hálito causado pelo tabaco, bebidas e alimentos, além de eliminar os odores provocados pela transpiração. Graças à sua acção expectorante, quando aplicada localmente nas narinas, diminui a congestão e provoca alívio imediato. Para tratar doenças da cavidade oral, como cáries, estomatites, gengivites, e aliviar a dor de dentes, o ideal é ingerir a clorofial diluída ou massajar as gengivas com o extracto concentrado.
O efeito suave e calmante do sangue das plantas garante à pele brilho e vivacidade, os musculos tonificam-se e relaxam e o corpo ganha flexibilidade. Um elemento natural que também é eficaz na redução da celulite e no tratamento de vários problemas da derme, como irritações, acne, eczemas, úlceras, picadas de insectos ou infecções, penetrando nas camadas mais superficiais e mais profundas da pele. Além disso, garante maior velocidade na recuperação de contusões e queimaduras, devido à sua natural capacidade analgésica, cicatrizante e restauradora dos tecidos. O extracto de clorofila é ainda um grande aliado contra a queda do cabelo, sendo suficiente esfregar o concentrado no couro cabeludo e enxaguar para garantir resultados eficazes.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

"Que tal algumas palavras sobre você?"

Não vejo problemas com definições de perfil, etc. "Ah, o quê vou escrever sobre mim?". "Algo bonito". E blá blá blá. Em compensação adoro blá blá blá. Por isso vivo mudando as palavras, mas o caráter continua inato. Com o passar dos anos houve melhorias, assim concluo. Mas a base veio para ficar. Sou daqueles que acreditam que todos vão se reencontrar e marcar aquela festa. Que meu time sempre vai ganhar. Que o disco nunca pára de tocar. Estou num sonho em que corro pelas nuvens. Já pensei que fosse um "endless summer" também. Afinal de contas adoro viver assim. Sonhar é preciso, se for acordado é imaginação extra. Já usei esse espaço para todo o tipo de manifesto. Espero não entediar. Mas como gosto de pensar sobre vida e pessoas, não posso manter sempre as mesmas questões. Vida é breve mas cheia de detalhes marcantes.
Que tal escrever algumas palavras sobre você? Uma vida em poucas palavras. Acho que para um detalhista seria uma espécie de tortura medieval.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

THIS TOO SHALL PASS

THIS TOO SHALL PASS

Stress físico e mental?

Gostaria de compreender o motivo das múltiplas lesões que me acompanham nos últimos meses. Sou praticante de musculação, corrida, e esporadicamente natação. DEsde o mês de setembro venho passando por uma crise pessoal que me gerou grande estresse. Nunca acreditei em coisas psicossomáticas, mas hoje estou menos cético. "Injuried". Começou pela lombar. Agora meu ombro está um caco. Essa é a importância de um repouso seja para mente ou corpo. Talvez não tenha respeitado a primeira parte. Minha mente, meu templo, precisa arejar. O decorrente desgaste físico pós estresse me deixou em tamanha depressão que quase abandonei os esportes, algo que tenho uma grande paixão. Meu analista credita muito ao esgotamento mental e decisões cruciais em minha vida e idade atual. Estou com 34 anos e vivo numa encruzilhada. "should I stay or should I go?". Não me sinto velho, mas me preocupo com esse estrago que se deu nos últimos meses. Um aumento de peso em torno de 7kg, e lesões que me impedem de voltar a velha forma. TIME TO YOGA!