
hoje fiz mais uma sessão da terapia indiana, com um fluxho de óleo constante na testa, que fez passar um filme de coisas legais que passei durante a vida, sem noção, tudo sem ordem cronológica. Experiência legal mesmo. Shiro=cabeça, dhara=fluxo constante. Descobri que tenho uma porção maior do dosha como pitta. Dosha(interação dos 5 grandes elementos da teoria indiana, o universo é constituído a partir de 5 grandes elementos. Ar, éter, fogo, água e terra). O dosha pitta, formado pelo fogo e água, representa o calor ou fogo biológico – constituição mediana, temperamento empreendedor, gosto por desafios, inteligência aguçada, muita fome, sede e boa digestão, tendência à raiva e irritabilidade sob tensão, aversão ao sol e ao calor, caloroso e ardente nas emoções, quando equilibrado.
Pitta rege a transformação no corpo e na mente, na forma de digestão e assimilação em todos os níveis, desde a alimentação até as idéias. Ele tem preponderância no sistema digestivo, particularmente no intestino delgado e no fígado, onde o “fogo” da digestão está em atividade. Além disso, é encontrado no sangue e no sentido da visão, que corresponde ao elemento fogo. Pitta é responsável por todo calor e luz, desde a percepção sensorial até o metabolismo das células. No que diz respeito à mente. Pitta rege a razão, a inteligência e o entendimento – a capacidade iluminada da mente. Ele faz com que a mente perceba, julgue e discrimine. A raiva é seu principal distúrbio emocional(Frawley 1999; Verna, 2003; Chopra, 2004).
Fora as diferenças de cultura e idéias, tem muita coisa que achei relevante. Em várias culturas estou me conhecendo melhor. Na acupuntura japonesa, chinesa já tenho idéia.