terça-feira, 27 de julho de 2010

Shirodhara


hoje fiz mais uma sessão da terapia indiana, com um fluxho de óleo constante na testa, que fez passar um filme de coisas legais que passei durante a vida, sem noção, tudo sem ordem cronológica. Experiência legal mesmo. Shiro=cabeça, dhara=fluxo constante. Descobri que tenho uma porção maior do dosha como pitta. Dosha(interação dos 5 grandes elementos da teoria indiana, o universo é constituído a partir de 5 grandes elementos. Ar, éter, fogo, água e terra). O dosha pitta, formado pelo fogo e água, representa o calor ou fogo biológico – constituição mediana, temperamento empreendedor, gosto por desafios, inteligência aguçada, muita fome, sede e boa digestão, tendência à raiva e irritabilidade sob tensão, aversão ao sol e ao calor, caloroso e ardente nas emoções, quando equilibrado.

Pitta rege a transformação no corpo e na mente, na forma de digestão e assimilação em todos os níveis, desde a alimentação até as idéias. Ele tem preponderância no sistema digestivo, particularmente no intestino delgado e no fígado, onde o “fogo” da digestão está em atividade. Além disso, é encontrado no sangue e no sentido da visão, que corresponde ao elemento fogo. Pitta é responsável por todo calor e luz, desde a percepção sensorial até o metabolismo das células. No que diz respeito à mente. Pitta rege a razão, a inteligência e o entendimento – a capacidade iluminada da mente. Ele faz com que a mente perceba, julgue e discrimine. A raiva é seu principal distúrbio emocional(Frawley 1999; Verna, 2003; Chopra, 2004).

Fora as diferenças de cultura e idéias, tem muita coisa que achei relevante. Em várias culturas estou me conhecendo melhor. Na acupuntura japonesa, chinesa já tenho idéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreve aí vai...