domingo, 18 de abril de 2010

The "True Sounds Of Liberty"


1995. Ano da insanidade total. Da busca por outras sonoridades e valsas tóxicas. Numa noite qualquer em uma festa qualquer, me deparei com um cd do TSOL. Conhecia algumas músicas deles, mas não tinha nenhum álbum. Cara, ouvi aquilo, era o "Dance With Me", de cara, o som mudou minha idéia sobre punk e música. Gostava de DK, mas queria ter a mesma sensação estranha de quando ouvi as guitarras do East Bay Ray e as vozes do JB pela primeira vez. A sensação foi mais estranha ainda. Para minha sorte a festa era na casa de uma amigo que tinha toda a discografia do TSOL e demais vertentes do punk. Pedi encarecidamente que me emprestasse os discos, e lá se vai o maluco com "Thoughts Of Yesterday", "Dance With Me", "Beneath The Shadows", "Live 1991", e outros das infindáveis formações a partir de 84. O momento era o mais adequado para descobertas como essa. Passava por uma fase hardcore da vida, não tinha limites, logo me identifiquei com Jack Grisham e suas letras mórbidas, a guitarra fantástica de Ron Emory e a cozinha de Mike Roche e Todd Barnes (RIP). Climas melancólicos, pegada, velocidade, agressão, vez ou outra ritmos alegres sem esquecer de soar bizarro. Virei fanático. Comprei tudo o que era possível. Curto a fase inicial a mais punk, mas existem boas faixas em outras formações que puxaram para o hardrock. Muitos dizem que "Change Today" com Joe Wood nos vocais não tinha identidade, mas na real penso que ela foi perdida depois de "Revenge". Ou seja, vale a penar escutar o TSOL em todas as fases, e tirar uma conclusão. O foda foi que em 1995 a banda já havia encerrado as atividades faziam 4 anos. Mas o tempo passou e eles voltaram com formação original, com o excelente "Disappear". Foi glorioso. Antes disso ouvia Jack e Ron Emory no Joykiller, belo projeto. Mais tarde veio "Divided We Stand" que achei um bom disco, mas curti mais o da volta triunfal. Ouve mais um de regravações e um ao vivo que estou caçando por aí. O que mais me impressionava foi a sintonia de várias letras com minha vida jovem, e que até hoje soam atuais para o meu dia a dia. Só ouvindo para entender, mas muitos não entendem. Não sou especial por entender, mas meus ouvidos estão abertos para esse tipo de som. Para quem gosto de punk, esses caras são uma lenda do punk da Califórnia, para mim estão entre os top 5 e tem sons muito estranhos e inovadores para esse estilo. O Disco "Beneath The Shadows" tem um teclado fabuloso e sons alucinantes.

PS: agradecimentos ao meu amigo Dr Stein por ter tantos discos punk!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreve aí vai...